Notícias

Solenidade na Alece lembra vítimas e o trabalho de profissionais que atuaram no combate à Covid

Por Giovanna Munhoz
31/03/2023 13:00 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Arquivo Alece

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem às vítimas, familiares, profissionais, agentes sociais e autoridades públicas que atuaram na linha frente no combate ao coronavírus (Covid-19) no Ceará. A solenidade e acontece na segunda-feira (03/04), no Plenário 13 de Maio, a partir das 17h, por solicitação das deputadas Dra. Silvana (PL) e Lia Gomes (PDT).

Lia Gomes explicou que em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre sérios casos de uma doença caracterizada como uma síndrome respiratória aguda, na cidade de Wuhan, China. No início de 2020, as autoridades chinesas confirmaram notícias que haviam identificado um novo tipo de coronavírus mais grave e com mais capacidade de transmissibilidade.

“A pandemia de caráter global teve declaração de estado de emergência em saúde pública. No Brasil, a doença apresentou níveis alarmantes, trazendo consigo um dos maiores índices de contaminação e mortes”, lamentou.

No Ceará, segundo a deputada, a soma é de 28.157 vítimas fatais por coronavírus, conforme a Plataforma Integra SUS, da Secretaria de Saúde do Estado. “Hoje, dois anos depois, a doença foi controlada no Brasil graças ao Programa Nacional de Imunização e o isolamento social. Lembramos ainda das vítimas, seus amigos, familiares e entes queridos, além dos nossos honrosos profissionais de saúde, que são filhos e filhas, irmãs, pais, avós, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e tantos outros que se empenharam, comо um sacerdócio, à saúde pública e bem-estar das pessoas acometidas pela doença”, assinalou.

A deputada Dra. Silvana também enfatizou a necessidade de homenagear e lembrar esses profissionais e vítimas do coronavírus. “Como médica profissional há 30 anos, reconheço que devemos homenagear esses profissionais que abdicaram da segurança de seus lares para atuar em uma pandemia nunca vista antes”, disse.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também