Antônio Granja relata funcionamento do Hospital do Vale do Jaguaribe
Por Samaisa dos Anjos30/08/2023 12:02 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O deputado Antônio Granja (PDT) apresentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (30/08), balanço do funcionamento do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, destacando a importância do equipamento para a população e para desafogar a saúde do Ceará.
O parlamentar comentou que o Hospital, inaugurado em novembro de 2021, abrange 20 municípios do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe e uma população de mais de 500 mil pessoas, oferecendo serviços diversos e com outros a serem abertos em breve, como o de oncologia.
Segundo ele, em 2022, foram realizados 72 mil procedimentos, mais de 1.024 internamentos de pacientes e 491 cirurgias e, até julho de 2023, foram mais de 58 mil procedimentos e 1.672 internamentos.
Antônio Granja ressaltou os serviços de traumatologia, neurocirurgia, assim como os procedimentos cardíacos realizados no Hospital Regional, explicando que esses atendimentos contribuem para desafogar a rede pública e a vinda de pacientes para Fortaleza.
Na avaliação do deputado, o Hospital e o Açude Castanhão são as duas obras mais importantes para o Vale do Jaguaribe neste século. Lembrou que a ideia para a criação do equipamento de saúde vem desde a gestão Cid Gomes, o deputado citou o ex-governador Camilo Santana e a ex-governadora Izolda Cela pela inauguração e funcionamento.
Pela abertura de mais serviços no Hospital e outras ações na área da saúde, como novas unidades regionais e recursos para redução de filas de cirurgias, o deputado parabenizou o governador Elmano de Freitas e a equipe da secretária da Saúde, Tânia Mara.
Ele apontou que a possibilidade de atendimento de urgência e tratamento na própria região, evitando deslocamentos e perda de tempo, salva vidas.
Vários deputados, em aparte, comentaram o pronunciamento de Antônio Granja, reiterando a importância do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe e ações na saúde no Ceará.
O deputado Moésio Loiola (Progressistas) afirmou ser possível ver a diferença no Vale do Jaguaribe, indicando ser necessário mais serviços de especialidades para aliviar a rede pública de saúde.
A deputada Jô Farias (PT) comentou sobre a questão da endometriose, pauta que tem sido abordada continuamente na Alece, informando que aconteceu a primeira operação por endometriose no Hospital Geral Dr. César Cals. A previsão, até o fim do ano, é de 30 procedimentos na área ginecológica, sendo 15 de endometriose, disse.
O deputado Almir Bié (Progressistas) parabenizou o governador, lembrando que um dos primeiros projetos enviados por ele para a Alece foi para o projeto de redução de filas de cirurgias.
O deputado Fernando Hugo (PSD)comentou a história do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância para a saúde no Brasil e no Ceará, lembrando que em momentos de crise, a população usuária de planos de saúde, migra para o setor público, o que gera ainda mais pressão.
Lembrando ações de gestões anteriores, o deputado afirmou ser necessário reconhecer o esforço de estados como o Ceará para colocar a interiorização da saúde em prática. Ele parabenizou a iniciativa de redução de filas para cirurgias e disse esperar que o governo federal apoie mais o SUS.
O deputado Simão Pedro (PSD) reiterou a importância de iniciativas que evitem que mais pacientes precisem ir para Fortaleza em busca de tratamento, citando as dificuldades enfrentadas no deslocamento e afirmando que os hospitais regionais melhoram muito o fluxo da rede.
O deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou o Governo do Estado e Secretaria da Saúde, lembrando que os recursos do SUS são reduzidos e o Estado tem se esforçado para promover avanços na área.
O deputado Missias Dias (PT) afirmou estar muito feliz com o pronunciamento de Antônio Granja por mostrar as obras e projetos do Governo do Estado para a população, indicando a evolução no setor no Ceará.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Cláudio Pinho cobra melhoria para as políticas públicas estaduais
Autor: Giovanna Munhoz
Guilherme Sampaio defende urgência de projeto que recompensa profissionais da segurança
Autor: Gleydson Silva