Notícias

Evandro Leitão comunica que vai se desfiliar do PDT

Por Luciana Meneses
29/08/2023 16:15 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, comunicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (29/08), desejo de desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). 

Em sua fala, o parlamentar afirmou que vem sendo perseguido e desrespeitado pela segunda vez dentro do partido, mas que providências já estariam sendo tomadas. “O diretório estadual do PDT tomou sua decisão ao conceder a anuência, mas o nacional não aceita. Me sinto mais uma vez perseguido e desrespeitado novamente, mas aguardando de forma tranquila e agradecido a todos os convites de partidos que venho recebendo”, declarou.

Evandro Leitão iniciou seu pronunciamento deixando claro que não mediu esforços no intuito de evitar qualquer tipo de rachadura na legenda ainda no período pré-eleitoral, quando retirou sua candidatura. “Tentei de todas as formas que nosso partido não se dividisse, retirando minha candidatura em prol de um projeto político que foi instalado ainda em 2007. Fiz de tudo para sensibilizar a todos sobre a importância desse projeto, mas infelizmente não consegui, e ainda fui para minha campanha de deputado sem um único centavo do meu partido”, relembrou.

O deputado frisou ainda que acreditou na possibilidade de um entendimento após as eleições, porém a situação perdura até os dias atuais. “Ainda acreditei e busquei dialogar para que a situação tivesse um ponto final, mas não dependia só de mim. E entendo que nesse projeto maior que é capitaneado pelo maior líder do Ceará, Camilo Santana, e pelo grande Cid Gomes, sou apenas parte, e não o próprio projeto. E nele sigo trabalhando por uma educação de destaque, equilíbrio fiscal, geração de emprego e renda, com todas as decisões tomadas de forma republicana”, salientou. 

O presidente da Alece externou sua gratidão a todos os membros do partido ao qual se filiou em 2009 e aprendeu a fazer política. “Quero agradecer de público ao partido por tudo que fez por mim, em nome do André Figueiredo e do senador Cid Gomes. Obrigado pela oportunidade, pelo carinho e por todas as experiências. Peço desculpas se em algum momento fui infeliz com qualquer filiado, pois esse não é o meu perfil. Tenho o hábito de agregar, articular e nesses 14 anos de filiação levo a bagagem do aprendizado e desenvolvimento em todos os aspectos”, ponderou.

Foto: Júnior Pio

Evandro Leitão agradeceu o apoio que vem recebendo e garantiu que continuará fazendo a política que lhe é característica, sempre somando, em prol do Estado. “Para aqueles que gostam do meu trabalho, continuarei me esforçando, fazendo a boa política para transformar o Ceará. Seja sendo protagonista ou não, faço parte de um projeto e quero ser ouvido e respeitado, por isso defendo a reforma política, pois basta de ter partidos/cartórios onde não se respeita a vontade de uma maioria”, pontuou. 

Em aparte, o líder do PDT na Casa, deputado Guilherme Landim (PDT), afirmou presenciar uma aula de honradez e respeito. “Como parlamentar, me solidarizo por tudo que vem sofrendo e externo a minha decepção com o partido, pois aparentemente a democracia só acontece quando convém a algumas pessoas. Ainda assim, o senhor se refere com toda humildade e respeito. Desejo muita sorte e muito sucesso”, elogiou.

Para o líder do Governo na Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT), o discurso de Evandro Leitão comprova suas qualidades. “Seu discurso foi íntegro, ético, correto e justo, como é sua conduta. Desde já me coloco a sua disposição como testemunha para referenciar o que disse e todas as suas tratativas. É o homem da concórdia e merece ser reconhecido pela humildade, resiliência e atitude que vem tomando”, enalteceu. 

O deputado Osmar Baquit (PDT), por sua vez, avaliou como errônea a atitude do presidente nacional do partido, quando, no período pré-eleitoral, anunciou seu candidato de preferência. “Aquilo foi desrespeitoso com várias pessoas e iniciou uma onda de perseguições. Como o maior quadro estadual do partido não recebeu fundo eleitoral para a campanha? Teve discriminação sim, e a perseguição foi nítida. E está aí, um ano após as eleições, e o partido ainda não sabe se é situação ou oposição. Enquanto isso, o (Carlos) Lupi em Brasília apoia o PT. Evandro, você tem que estar junto daqueles que te querem bem. Vá para o PT”, sugeriu. 

Os também pedetistas deputados Antônio Granja e Sérgio Aguiar lamentaram a situação. “Estamos encolhendo com sua saída. Não participei da reunião do partido, mas confesso que votaria pela anuência e pela soberania do voto. O senhor teve mais de 115 mil votos. Seria eleito em qualquer partido, pois superou o quociente partidário e elegeu-se pelo seu mérito e valor que o povo cearense lhe deu”, destacou Sérgio Aguiar. 

Os deputados Danniel Oliveira (MDB), Jô Farias (PT), Bruno Pedrosa (PDT), Moésio Loiola (Progressistas), Dra. Silvana (PL), Pastor Alcides (PL), Alysson Aguiar (PCdoB), Stuart Castro (Avante), Fernando Hugo (PSD), Lucinildo Frota (PMN) e Guilherme Bismarck (PDT) ressaltaram as qualidades de Evandro Leitão enquanto parlamentar, como uma figura apaziguadora e de tratativa igualitária com seus pares. 

Os deputados petistas Fernando Santana, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar, De Assis Diniz e Nizo Costa lamentaram a postura do diretório pedetista e reforçaram como o deputado Evandro Leitão insistiu para apaziguar as relações dentro do seu partido, frisando que o Partido dos Trabalhadores estaria de braços abertos para recebê-lo. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também