Notícias

Crianças do Ciadi da Alece participam da corrida Desafio Sem Limites

Por Giovanna Munhoz
04/09/2023 08:00 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Crianças acompanhadas pelo Ciadi participaram da 2ª Corrida Desafio Sem Limites - Foto: José Leomar

Crianças acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participaram, na manhã de sábado, (02/09) da 2ª Corrida Desafio Sem Limites. O evento, que aconteceu na pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), foi promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF 5). A corrida marcou ainda o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado anualmente em 1º de setembro. 

Durante a programação, crianças a partir de cinco anos, jovens e adultos participaram da corrida - que contou com entrega de medalhas a todos os participantes, como forma de integrar e reforçar as potencialidades de todas as pessoas com deficiência - e participaram de atividades recreativas ao longo da manhã. 

Para Bráulio Teixeira, orientador de célula do Ciadi, o momento de interação e troca entre as crianças acompanhadas e suas famílias é de grande relevância. “O objetivo é de inclusão. De promover espaços em que as famílias estejam inseridas, trazer as crianças para conviverem em sociedade, mostrar que eles podem competir, ganhar e participar”, disse.

Eventos como a 2ª Corrida Sem Limites, conforme Bráulio Teixeira, contribuem com a interação social, flexibilidade cognitiva, autoestima e inclusão, e os profissionais do Ciadi estarão presentes para perceber, de acordo com cada criança, a necessidade de suporte para a realização das atividades e apoio para as famílias.

Em 2022, relembrou que um grupo de crianças participou da corrida e foi uma experiência interessante, pelo envolvimento das famílias em práticas externas. Segundo o orientador, o preconceito no contexto das pessoas com autismo ainda existe e está muito relacionado à forma como se comportam em meios externos, mas o principal é respeitar as particularidades de cada um.  

Para  Tereza Silveira, mãe de Cauã, que participou da corrida, os momentos de descontração são necessários para que as crianças tenham convívio com a sociedade em geral. “Eles precisam sair desses espaços de clínicas e vir para a sociedade, que também é lugar deles”, afirmou. 

Já Caio Pontes Maia, participante da corrida, expressou grande alegria e assinalou que pretende participar dos demais eventos promovidos para ele e sua família.

Segundo Andrea Benevides, presidente do CRF5, é de grande importância celebrar o dia do educador físico e estimular a prática dos esportes e atividades físicas. “Estamos aqui em alusão ao educador físico, interagindo com as crianças e mostrando a necessidade de praticar exercícios”, assinalou. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também