Notícias

Fonoaudiólogos são homenageados em sessão solene na Alece

Por Davi Holanda
08/12/2023 20:06 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (08/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado oficialmente em 9 de dezembro, e os 30 anos de formatura da 12ª turma do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). A iniciativa atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e da deputada Luana Ribeiro (Cidadania), subscrito pelos deputados Carmelo Neto (PL), Stuart Castro (Avante), Felipe Mota (União), Marta Gonçalves (PL), Fernando Santana (PT) e Emilia Pessoa (PSDB).

O deputado Bruno Pedrosa (PDT), que presidiu a solenidade, destacou que a fonoaudiologia é a área do conhecimento que estuda a comunicação escrita e oral, voz e audição, resultando em um trabalho de habilitação e reabilitação da voz, atenção a distúrbios da audição, motricidade oral, leitura e escrita. “O profissional também é responsável pelo desenvolvimento da linguagem, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração”, frisou.

“Aproveito ainda para homenagear a 12ª turma do curso de Fonoaudiologia da Unifor pelos seus 30 anos de formatura. Dessa turma saíram profissionais exemplares que hoje atuam nas mais diversas empresas e organizações, colocando sempre muito amor pelo que fazem. São homens e mulheres que prezam pela promoção de uma vida com mais qualidade e autoconfiança para todos”, completou.

Cristiane Sales Leitão, primeira-dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, enfatizou a emoção de ter feito parte da 12ª turma do curso de Fonoaudiologia da Unifor. “É uma satisfação receber aqui no Parlamento parte dessa turma que me ajudou e apoiou tanto durante o meu período de graduação”, lembrou.

“A nossa categoria cuida dos mais diversos aspectos da comunicação humana. Até novembro de 2023, a Célula de Fonoaudiologia da Alece já realizou 9.314 atendimentos, tendo como destaque o suporte que prestamos aos profissionais da Casa que trabalham com suas vozes. Também é motivo de alegria termos inaugurado hoje nossa Sala de Audiologia, que possui todos os equipamentos necessários para realização de exames, a serviço dos nossos colaboradores e das comunidades do entorno”, completou.

Ao todo, 31 pessoas foram homenageadas com certificados durante a solenidade. Representando a todos, a fonoaudióloga Ana Paula Nogueira Lima destacou o trabalho dos profissionais que atuam na Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. “Os fonoaudiólogos da Alece trabalham diariamente para ofertar aos servidores da Casa e comunidades do entorno um serviço de qualidade e excelência, prezando sempre pela ética profissional de forma disruptiva e inovadora”, ponderou. 

Charleston Palmeira, vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, disse que o foco principal dos fonoaudiólogos é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para ele, os profissionais da área precisam estar comprometidos com o código de ética da profissão, que prioriza o bem-estar das pessoas, o equilíbrio corporal e o aperfeiçoamento da comunicação dos pacientes.

Luís Édson Sales, presidente da Associacão dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), disse que o fonoaudiólogo é o profissional que cuida da comunicação das pessoas em todas as fases da vida e que se comunicar é um dom que nos difere dos demais seres vivos. “Quero parabenizar todos vocês que fazem parte da nossa célula e todos os fonoaudiólogos pelo seu dia”, assinalou.

Também compuseram a mesa da solenidade Lino Alexandre, assessor especial da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e representante do Governo do Estado; Luciana Picanço, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8ª região; Sílvia Capistrano, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), e Socorro Timbó, orientadora da Célula de Fonoaudiologia da Alece.

Edição: Lusiana Freire 

Veja também