Estudantes universitários e de escolas públicas visitam a Alece nesta semana
Por Wanessa Tavares22/05/2025 17:27 | Atualizado há 8 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre os dias 20 e 22 de maio, alunos de duas escolas públicas e seis Universidades . Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade.
Na terça-feira (20/05), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã, conheceram as dependências da Casa 42 alunos do 3º ano médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Santo Amaro, do bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Os jovens estavam acompanhados pelas professoras Joana Cruz e Débora Brito
%20.jpg)
Alunos do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) conhecem o Memorial da Alce. Foto Máximo Moura
Já no período da tarde de terça-feira (20/05), participaram 19 universitários do 7º, 8º e 9º semestres do curso de Direito, do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), localizada no bairro Luciano Cavalcante, na Capital. Durante o percurso da visita, o grupo foi acompanhado pela docente da disciplina de Estágio Supervisionado, Larissa de Alencar.
A universitária Kalaham Cristina Castro, do 9º semestre, declarou que “a experiência de conhecer a Assembleia Legislativa foi muito interessante porque nós, como cidadãos e universitários, não sabíamos da existência de um espaço amplo que tem Memorial, os gabinetes, o Plenário 13 de Maio que compõem o nosso legislativo cearense. Enfim, foi um aprendizado muito enriquecedor para o nosso curso de Direito, que proporcionou muitos conhecimentos sobre leis e a política do Ceará”, relatou.
%20.jpg)
Estudantes do Centro Universitário da Fametro (Unifametro) conversam com deputado Heitor Férrer. Foto: Paulo Rocha
Na quarta-feira (14/05) a Alece recebeu duas instituições de ensino. Na manhã conheceram as dependências da Casa 18 universitários do 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário da Fametro (Unifametro), no bairro Jacarecanga e a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unifametro, Raissa Duarte.
Os jovens receberam as boas-vindas dos deputados Heitor Férrer (União) e Renato Roseno (Psol), no Plenário 13 de Maio.
Heitor Férrer falou sobre seu mandato e incentivou os universitários a acompanharem a politica. “A Assembleia Legislativa é composta por 46 deputados, que representam a população do Ceará. Pois, tudo acontece na vida de vocês passa pela classe política. Passa pela Câmara dos Vereadores, pela Alece ou pelo Congresso Nacional. A política pelo emprego, a política pelo saneamento básico, política econômica, tudo é política. Então, vocês têm a obrigação de acompanhar o que fazem os representantes da sociedade, que somos nós deputados”, enfatizou.
Já o deputado Renato Roseno abordou a crise de representatividade na democracia em vários países e indicou o livro “Salve os Direitos Humanos”, que trata sobre os direitos fundamentais.
O universitário Hudson Lima considerou a visita à Alece importante para acrescentar novos conhecimentos sobre política e direito. "Nós acadêmicos estamos estudando no curso de Direito sobre o direito administrativo, o direito da constituição e essas cadeiras envolvem o conceito de política. Então, é de grande importância não só os acadêmicos conhecerem a Alece, mas toda a parte educacional”, declarou.
%20.jpg)
No estúdio da Alece FM, alunos da Escola Ernesto Gurgel Valente acompanham a transmissão de programas da emissora. Foto: Máximo Moura
No período da tarde de quarta-feira (21/05), participaram 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ernesto Gurgel Valente, localizada no município de Aquiraz.
Os estudantes estavam acompanhados pelas professoras Eveline Amora (Matemática), Ana Patrícia (profissional de apoio), Flávia Rodrigues e Josefa Barros ambas de Língua Portuguesa. A aluna Lara Costa, 13 anos, disse que era a primeira vez que visitava a Casa.
“É a primeira vez que estou conhecendo o Memorial, o Plenário 13 de Maio e está sendo muito enriquecedor para toda a turma. Eu já tenho hábito de visitar o museu de Aquiraz e a Caixa Cultural de Fortaleza, pois a nossa escola sempre proporciona essas atividades culturais para que possamos conhecer mais a nossa cultura e a política”, afirmou.
Alunos da Faculdade Ari de Sá são recebidos pela coordenadora do Complexo de Comissões Técnicas da Alece, Rejane Auto. Foto: Pedro Albuquerque
Na quinta-feira (22/05), visitaram a Alece alunos de duas Universidades em Fortaleza. Pela manhã participaram estudantes do Centro Universitário Unifanor e da Faculdade Ari de Sá. O grupo recebeu a saudação do primeiro secretário da Casa, o deputado De Assis Diniz (PT), que explicou o funcionamento das sessões plenárias.
Já no período da tarde de quinta-feira (22/05), conheceram as dependências da Assembleia Legislativa cerca de 20 universitários do 8º e 10º semestre, do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, do bairro Parangaba.
Os acadêmicos receberam as boas-vindas da coordenadora do Complexo de Comissões Técnicas da Alece, Rejane Auto. Ela explicou o papel das comissões técnicas e destacou a importância dos universitários conhecerem a Alece e poderem, com isso, terem uma ideia mais ampla sobre o trabalho desenvolvido pelo Parlamento cearense.
Para o universitário Rafael Barroso, do 10º semestre, a visita à Alece é um incentivo para aprofundar mais os conhecimentos sobre o Legislativo. “Conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa está sendo muito produtivo e incentivador, pois nós estamos aprendendo sobre a elaboração das leis e o papel das Comissões Técnicas da Casa”, relatou.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, o Complexo de Comissões Técnicas as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, bem como Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.
Wanessa Tavares/ Ricardo Garcia / Lincoln Vieira/Giovanna Munhoz
Veja também

Sessão solene exalta importância dos serviços de Ouvidoria no serviço público
Autor: Ariadne Sousa
Informações qualificadas sobre obra de rodovia em Pacoti são cobradas em audiência pública na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes