Questão de Ordem discute saúde urbana nas cidades brasileiras
Por Vandecy Dourado03/05/2024 15:10 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), nesta sexta-feira (03/05), vai receber dois professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) para um papo sobre saúde urbana nas cidades brasileiras. O assunto será tema de aula magna, aberta ao público, na próxima quinta-feira (09/05), em razão do lançamento de nova turma do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Unifor.
Para a conversa, o jornalista Renato Abreu recebe o doutor em Saúde Coletiva e professor da Unifor Antônio Silva Lima Neto, o "Tanta", e a coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Unifor, Cristina Romcy. Os convidados irão tratar sobre questões relacionadas às condições urbanas para promoção do bem-estar físico, mental e social dos habitantes das cidades.
Para o médico e professor Antônio Silva Lima Neto, a saúde urbana é uma disciplina que surgiu em um debate na universidade com uma pergunta inicial sobre o que faz de uma cidade saudável e "como você pode qualificá-la no nosso contexto de país em desenvolvimento, de uma metrópole com muitas desigualdades, ainda mais saindo de uma pandemia".
"Fizemos essa discussão inicial para tentar entender o que poderíamos abordar, já que é um conceito internacional, o da saúde da cidade e da medicina urbana. A necessidade do crescimento das cidades induziu que as pessoas encontrassem mecanismos para se proteger, sobretudo das epidemias", explica o médico, que exerce o cargo de secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).
A aula magna do MPCC será ministrada pela jornalista e escritora Natália Garcia e acontece no dia 9 de maio, das 14h às 16h, no auditório A4, na Unifor, mediante inscrição. Cristina Romcy, coordenadora do mestrado, ressalta a importância da temática que será abordada na aula magna para a formação de profissionais capacitados a enfrentar as diversas demandas do mercado de trabalho.
“A aula magna trará uma reflexão profunda sobre essas dinâmicas sociais e as sensações que acompanham tais intervenções. Nosso foco reside na escala humana, buscando distribuir oportunidades de maneira a reduzir as desigualdades. Trabalhamos de forma colaborativa para criar um ambiente urbano mais inclusivo e justo”, detalha a professora com formação em Arquitetura e Urbanismo.
O Mestrado Pofissional em Ciências da Cidade (MPCC) oferece uma formação abrangente, combinando teoria e prática para capacitar profissionais a intervirem de forma crítica e objetiva na dinâmica urbana contemporânea. O programa qualifica os participantes nas áreas de planejamento, execução, avaliação e gestão de cidades, promovendo abordagem integrada do conhecimento aplicado.
ENTREVISTADOS
Cristina Romcy possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma universidade. Atualmente é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo (2010). Funcionária da Secretaria da Infraestrutura, leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) e é coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e do Escritório de Acessibilidade da Unifor. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão integrada, ordenamento territorial, ética, educação ambiental e processos participativos.
Antônio Silva Lima Neto (Tanta) é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Medicina Preventiva e Social na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz,1996), mestrado em Epidemiologia Ambiental e Políticas pela London School of Hygiene and Tropical Medicine da Universidade de Londres (University of London - 2000), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (PPGSC -UFC/Uece/Unifor, 2017) e pós-doutorado na Harvard T.H. Chan School of Public Health. Atua como secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE). Professor adjunto do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza e do mestrado profissional em Ciências da Cidade da Unifor, onde leciona a disciplina Saúde Urbana, tem experiência profissional e acadêmica principalmente no campo da epidemiologia, vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na TV Assembleia. A reprise acontece às 7h do dia seguinte, também na TV. O programa é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia festival Sana pelos 25 anos de fomento à cultura pop no Ceará
Autor: Ariadne Sousa
Piso salarial de nutricionistas e qualidade dos alimentos nas escolas são debatidos em audiência pública na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes