Notícias

Autoridades reconhecem em sessão solene na Alece políticas de combate às drogas

Por Ricardo Garcia
28/06/2024 11:01 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em alusão ao Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (28/06), o Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. A data é comemorada oficialmente no dia 26 de junho, sendo de grande importância para a conscientização da população sobre os danos causados pelo consumo dessas substâncias e para a promoção da prevenção e do combate ao uso indevido delas.

Para o deputado Marcos Sobreira (PDT), propositor da solenidade, o Poder Legislativo estadual presta uma justa homenagem a homens e mulheres que se dedicam a salvar vidas, acolhendo e socorrendo dependentes químicos em situação de vulnerabilidade.

“É o reconhecimento desta Casa a pessoas valorosas. Precisamos destacar os investimentos em políticas públicas para tirar a juventude do mundo das drogas, como a inauguração de areninhas, a ampliação das escolas em tempo integral”, destacou o parlamentar. Segundo salientou, é necessário investir em esporte, em educação, para que os nossos jovens estudem, façam atividades físicas, tenham uma alimentação saudável e preencham o seu tempo, “para não serem captados por esse devasto universo das drogas”.



Presidente do Cepop, Giovana de Melo Araújo  / Foto: Paulo Rocha

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Populações em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (Cepop), Giovana de Melo Araújo, em nome dos homenageados, ressaltou a importância da pauta e agradeceu o reconhecimento da Alece a quem atua nessa área. “Estamos aqui trazendo a necessidade de debatermos a transversalidade entre políticas, pois não podemos enxergar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas sob um único aspecto”, avaliou.

Segundo ela, é necessário olhar para o combate ao uso de drogas sob os aspectos da saúde, da educação, da geração de renda e de trabalho e, sobretudo, da inserção social. “Devemos ter a percepção dessas pessoas como sujeitas de direito, estabelecendo políticas de prevenção no sentido de superar esse problema”, apontou.

Na ocasião, foram homenageados com a entrega de placas alusivas à data a secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará, Lidiane Nogueira Rebouças, bem como as técnicas da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará: Célia Magda Portela Coelho, Natália Alexandre Ferreira e Leidiane Moreira de Oliveira.

Também receberam homenagens a vice-ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará e ex-conselheira estadual de Políticas sobre Drogas do Estado, Isabel Porto, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará e presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Populações em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (Cepop), Giovana de Melo Araújo.

Participaram ainda da sessão solene a coordenadora da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Estado, Amanda Pereira Albuquerque, entre outras autoridades.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também