Notícias

Cemgec comemora terceiro aniversário com resultados em prol da cultura de paz

Por Narla Lopes
22/07/2024 08:02 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Cemgec promove círculos de construção de paz como ferramenta restaurativa. - Divulgação

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, neste mês de julho, três anos de existência. Desde sua inauguração, no dia 21 de julho de 2021, o órgão tem se destacado na mediação e gestão de conflitos, oferecendo à população cearense um espaço para buscar soluções pacíficas e justas para diversas questões.

Raísa Lou, coordenadora do Cemgec, celebrou as conquistas alcançadas ao longo desse período. "Neste terceiro aniversário, temos promovido e fortalecido a cultura de paz na sociedade cearense, que é o nosso principal objetivo: promover a pacificação social para todos", destaca.

De acordo com ela, diversos projetos importantes foram realizados durante esse período, com foco em ações educativas e preventivas. Entre eles, destaca-se o projeto Mediando em Círculos, iniciado em 2022. "Na primeira edição, atendemos vítimas diretas e indiretas da Chacina do Curió. Nosso trabalho é focado em ajudar pessoas afetadas por conflitos de violência ou que enfrentam outras situações de calamidade", explica Raísa.

Até agora, foram realizadas quatro edições do projeto, que oferece apoio a vítimas de violência urbana por meio de círculos restaurativos. Essas atividades utilizam técnicas de fala e escuta para promover a cultura de paz.

Além disso, o Cemgec promoveu outras iniciativas importantes, como a Semana da Mediação em 2023 e, neste ano, lançou o Movimento da Cultura de Paz nas Universidades pelo Legislativo Cearense e o projeto Eu Vejo Você. Este último visa capacitar mediadores comunitários em mediação e diálogo para torná-los agentes de resolução de conflitos, em atividade realizada em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).  

O Cemgec também investe fortemente em capacitação, oferecendo, desde 2022, cursos como o projeto Alece Mediadora; Práticas em Mediação; Mediação Extrajudicial; Oficina de Parentalidade; Mediação Comunitária Narrativa Circular; Curso de Justiça Restaurativa; Formação em Mediação Extrajudicial, com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), e o curso de Aperfeiçoamento em Cultura de Paz e Transformação de Conflitos.

“E assim vamos cada vez mais trabalhando e levando a pacificação social para todos, a fim de que possamos, de fato, fortalecer a nossa comunidade com ferramentas e técnicas, bem como com o fortalecimento do protagonismo de cada pessoa na resolução de conflitos”, ressalta Raísa Lou.

Um marco dessa jornada de atuação do Cemgec foi a instalação, em junho deste ano, de uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O diferencial desse serviço é a atuação direta de juízes nos processos acompanhados pelo Cemgec, o que agiliza as homologações e torna o atendimento mais célere e inovador. 

O objetivo dessa parceria entre os poderes Legislativo e Judiciário é proporcionar maior acesso à Justiça para a população, oferecendo uma resolução de conflitos mais eficiente e colaborativa.

Cemgec aposta no diálogo para prevenir e solucionar conflitos. Foto: Marcos Moura

RESULTADOS  

Os êxitos obtidos pelo Cemgec destacam o impacto significativo do trabalho realizado. O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos trabalha com cinco indicadores principais: índice de resolutividade de mediação, ações educativas realizadas, ações preventivas realizadas, número de pessoas alcançadas e índice de satisfação. Apenas no primeiro semestre de 2024, o índice de acordos classificados como “bem-sucedidos” nas sessões de mediação alcançou 73%.

Além disso, foram realizadas 30 ações educativas e oito ações preventivas, com um índice de satisfação de 87%, evidenciando a efetividade dos serviços e o cumprimento dos objetivos. Neste semestre de 2024, o Cemgec alcançou 1.508 pessoas, totalizando 8.206 atendimentos desde sua fundação.

Com três anos de conquistas, o Cemgec reafirma seu compromisso de continuar atuando de maneira eficaz na mediação e gestão de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais justa e pacífica.

Para mais informações, o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está localizado na Av. Pontes Vieira, 2.348, 3° andar, sala 305, Dionísio Torres, Fortaleza. Contatos: (85) 2180-6513/2180-6514, WhatsApp: (85) 98132-7434 e e-mail: cemgec@al.ce.gov.br.

Edição: Vandecy Dourado 

Veja também