Sessão solene na Alece reconhece importância da atuação do Dnocs
Por Guilherme de Andrade03/12/2024 22:55 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (03/12), sessão solene para comemorar os 115 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O momento atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT) e ocorreu no Plenário 13 de Maio.
Fundado em 21 de outubro de 1909 como Inspetoria de Obras contra as Secas (IOCS), a nomenclatura atual foi instituída em 1945. O Dnocs é o órgão mais antigo da administração pública que atua na região Nordeste do País e tem principal objetivo executar a Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal na captação, acumulação, condução, distribuição, proteção e utilização de recursos hídricos.

Deputado De Assis Diniz (PT) foi autor do requerimento da sessão solene – Foto: Máximo Moura / Alece]
De Assis Diniz reconheceu a “história de luta, resistência e sobrevivência” do Dnocs, além de destacar a relevância e a importância do papel estratégico exercido pelo Departamento. “Que ele sirva para que a gente desenvolva economicamente a nossa agricultura”, defendeu.
O parlamentar ressaltou, ainda, ser preciso “olhar a agricultura, olhar a pecuária e olhar o sítio produtivo de forma econômica, e jamais com uma visão de política de assistência. Nós somos uma atividade econômica, precisamos empreender, usar ciência, desenvolver a tecnologia e colocar o conhecimento desenvolvido pela humanidade a serviço do homem e da mulher”.
Foram homenageados na solenidade o ex-diretor-geral do Dnocs, Eudoro Walter Santana; a secretária da direção-geral, Natacha Alves de Souza; a chefe de gabinete, Waleska Menezes de Moura; as assessoras técnicas Nádia Maria Araújo e Robeísa Herbênia Miranda; o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Nilo Alberto Lopes; as assessoras técnicas da CEST-CE, Monalyza Martins Pinheiro e Jamille Freitas Reis; o chefe do Setor Administrativo da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Ceará, Cláudio Roberto Rodrigues; e o chefe da Seção de Operações Agrícolas da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Ceará, Joacir Moreira de Sousa.
Também receberam homenagens o chefe do Setor Técnico da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Ceará, Paulo Roberto Silva; o diretor administrativo, Narcélio Moreira; o chefe da Divisão de Recursos Logísticos, Paulo César Lopes; o chefe da Divisão de Obras, Jackson Oliveira Carvalho; o chefe do Setor de Projetos, George Luiz Saraiva; o chefe da Divisão de Estudos e Projetos, Régis Muratori; o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Alex Renan de Sousa; o chefe da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas, Sebastião Ednir Menezes; o chefe do Serviço de Operação e Manutenção, Orlando Moreira de Melo; a auditora interna, Luana Evangelista Cavalcante; e o procurador-chefe, Francisco Arlem de Queiroz.

Nádia Maria Araújo, assessora da Diretoria-Geral do Dnocs, discursou em nome dos homenageados - Foto Máximo Moura
Em nome dos homenageados, a assessora da Diretoria-Geral do Dnocs, Nádia Maria Araújo, expressou a “honra em receber a comenda, que não se trata apenas de um belo ato formal, mas sim do fruto do trabalho, da dedicação e da entrega junto ao Serviço Público Federal”. Ela reconheceu, também, a importância de Fernando Leão, diretor-geral, para a reestruturação do órgão: “Fernando Leão não só transformou o Dnocs, como também restabeleceu seu respeito, sua credibilidade e seu potencial produtivo”, avaliou.
Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-diretor-geral do Dnocs, Eudoro Santana exaltou a importância da instituição no passado ao mencionar algumas das obras realizadas pelo Nordeste do Brasil: “Construiu estradas, telecomunicações, barragem, habitação, estrada, escola”, citou. No entanto, ele lamentou a “falta de compreensão política do valor do Dnocs”, que resultou no esvaziamento e na perda de poder do órgão. “Se o Dnocs tivesse sido levado em consideração, a realidade do semiárido hoje seria totalmente diferente”, afirmou.
Fernando Leão, diretor-geral do órgão, listou algumas das obras entregues pelo Dnocs apenas nos últimos 12 meses: “Pavimentamos mais de 4 milhões de metros quadrados de vias; entregamos mais de mil equipamentos agrícolas para prefeituras, associações e comunidades, fomentando a produção rural. Além das obras físicas, investimos em melhoria de gestão”. Com isso, o dirigente destacou a melhora nas avaliações do departamento no Índice de Governança e Gestão (IGG): saiu de 14,8% em 2018 para 68,4% em 2024.
Compuseram ainda mesa da sessão solene os deputados Felipe Mota (União) e Pedro Lobo (PT); o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana; e o coordenador estadual do Dnocs, Antônio José Porto Mota.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade
Um Lugar de Fala aborda o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida” nesta segunda
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria