Notícias

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência

Por Guilherme de Andrade
23/05/2025 16:53 | Atualizado há 12 horas

Compartilhe esta notícia:

- Máximo Moura

Os 26 anos de criação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) no Estado do Ceará, foram comemorados nesta sexta-feira (23/05) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em sessão solene no Plenário 13 de Maio. O evento atendeu a requerimento do deputado Acrísio Sena (PT).  

Fundado em março de 1999, o Centec cumpre a missão de oferecer educação pós-Ensino Médio no âmbito do conhecimento técnico e tecnológico. Sua atuação abrange, também, pesquisa, extensão tecnológica, prestação de serviços e assistência técnica. Ele é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Acrísio Sena foi presidente do Centec por dois anos, antes de assumir o mandato na Alece. Durante sua passagem pelo instituto, lembrou que dirigia 34 unidades espalhadas pelo Estado, sendo 28 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), duas Faculdades de Tecnologia Centec (FATecs) e três Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs). Segundo o deputado, o “instituto resiste, nesses 26 anos, como uma referência de ciência e tecnologia, e, hoje, de transformação digital graças a essa caminhada tão importante de vocês que compõem a equipe toda do Centec”.

O parlamentar destacou o pioneirismo do Centec no Estado do Ceará em algumas esferas: primeiro curso de formação inicial e continuada em hidrogênio verde; primeiro Território de Inovação; primeiro curso de tecnologia de prompts. Acrísio acrescentou, ainda, que aprendeu mais do que ensinou durante o período em que esteve no instituto. 

“O que eu fiz, na verdade, foi colocar a minha capacidade de articulação política para associar esse conhecimento que eu aprendi. Eu fico muito feliz porque me sinto parte dessa família. Sinto, em algum momento, saudade do convívio muito fraterno com todos vocês”, concluiu. 

Foram homenageados durante a solenidade o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte; o diretor administrativo financeiro do Centec, Luiz Alberto Facó; o diretor de Ensino e Pesquisa, Silas Barros de Alencar; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro; a coordenadora pedagógica da Diretoria de Ensino Técnico (DET) do Centec, Suyanne Gisele de Oliveira; a analista do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Fortaleza, Maria Sueli Lopes Vasconcelos; e o coordenador de Divisão de Suporte e Monitoramento dos CVTs, Juracy Nunes Cardoso. 

Coordenadora pedagógica da Diretoria de Ensino Técnico (DET) do Centec, Suyanne Gisele de Oliveira Foto: Máximo Moura

Em nome dos homenageados, Suyanne Gisele afirmou que “receber essa homenagem é uma emoção muito profunda”. Completou dizendo que ser pedagoga é “carregar no peito a esperança ativa por um mundo mais justo, igualitário e feliz”. Declarou, também, seu posicionamento em defesa de uma “educação libertadora”. 

 

Diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, destaca trabalho do Centec na qualificação de mais de 700 mil cearenses. Foto Máximo Moura

Ao longo dos 26 anos de existência, o Centec já qualificou mais 700 mil cearenses, é o que destaca o atual diretor-presidente, Cleyton Monte. Presente “de forma efetiva em todo o Ceará”, o gestor avalia o instituto como um movimento que alia “inovação, inclusão e desenvolvimento territorial". “Esse é o movimento que a gente vem fazendo, e com resultados. Esses resultados estão chegando e transformando vidas”, exaltou. 

O secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Inácio Arruda, frisou que “só depois da criação do Centec é que nós tivemos melhores condições para formação profissional e pública no Brasil e no Ceará”. 

Secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Inácio Arruda.  Foto: Máximo Moura

“Queria dar um abraço muito grande em todos vocês, os coordenadores do CVTs, os que colocam a mão na massa, que vão cumprir essa tarefa direcionada pelo Centec no nosso Estado. São os mais pobres que são atendidos pelos CVTs, pelos CVTecs e FATecs. Portanto, os meus cumprimentos a todos vocês que realizam um trabalho inestimável”, saudou. 

Sandra Monteiro também exaltou o trabalho exercido pelo instituto ao longo dos 26 anos. “Essa construção partiu de um olhar inovador, um olhar comprometido com o desenvolvimento do interior”, destacou. Assim, deixou felicitações e desejou mais “duas décadas de sucesso”. 

Compuseram a mesa da sessão solene o deputado Acrísio Sena; Cleyton Monte; Sandra Monteiro; Inácio Arruda; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap-CE), Raimundo Costa; Suyanne Gisele de Oliveira; o vereador Aglaylson (PT); e o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo. 

Acompanhe abaixo a íntegra da solenidade:

Edição: Clara Guimarães

Veja também