Oradores

Leonardo Pinheiro destaca visita à Transnordestina e importância da obra para o Ceará

Por Gleydson Silva
10/12/2024 12:30 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) - Foto: Junior Pio

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (10/12), que teve a oportunidade, com o governador Elmano de Freitas, de visitar, nesta segunda-feira (09/12), o canteiro de obras do lote 7 da Transnordestina, responsável por ligar os municípios de Quixadá e Itapiúna.

De acordo com o parlamentar, o trecho do lote 7 possui 55 km de extensão e teve ordem de serviço assinada pelo Governo Federal no último dia 28 de novembro. “Nessa mesma data, também foi assegurado o valor de R$ 3,6 bilhões para que o trecho que fica no Ceará possa ser totalmente finalizado. Só aqui no Estado são 608 km. A via total tem 1.206 km de extensão, ou seja, metade no estado do Ceará”, pontuou.

A Transnordestina é, atualmente, segundo Leonardo Pinheiro, a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, com início no município de Eliseu Martins, no Piauí, indo até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Essa obra emprega hoje três mil pessoas, mas, no próximo ano, ápice das obras, serão empregadas cerca de oito mil pessoas diretamente. Além disso, a cada emprego direto são gerados três empregos indiretos, portanto mais de 20 mil empregos indiretos”, destacou.

Para o próximo ano, conforme o deputado, já há a previsão de que a ferrovia já possa transportar soja, farelo de soja, milho e calcário até o Ceará, em um dos portos secos que o Governo do Estado anunciou. “Serão três terminais no Ceará: um voltado para grãos, um para fertilizantes e o outro para combustíveis. Então temos muito que ganhar com essa obra, que deve contemplar, sobretudo, a agricultura e pecuária do nosso Estado”, disse.

Leonardo Pinheiro ressaltou ainda que o Governo tem trabalhado para garantir os recursos hídricos para as regiões produtoras do Ceará, visando aumentar a produção, possibilitando que os produtores possam usufruir dos benefícios da Transnordestina. “Uma segurança hídrica para o agro, a pecuária e as atividades econômicas relacionadas à indústria”, apontou.

O deputado De Assis Diniz (PT), em aparte, afirmou que a Transnordestina vai garantir o desenvolvimento do Ceará, em diversas regiões e os mais diversos setores, com preços mais competitivos. “Esse modal ferroviário será uma esperança de luz para todos que estão dentro da dinâmica econômica do Ceará”, enfatizou.

Já o deputado Almir Bié (Progressistas) corroborou com o impacto positivo da Transnordestina para o interior do Ceará, principalmente para os produtores de leite e grãos. “Temos um grande potencial e agora vamos crescer mais ainda, além de baratear os produtos. Um dos principais fatores para fortalecer a nossa região está chegando”, afirmou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também