MMLC realiza homenagem ao Dia das Mães para mulheres mastectomizadas
Por Guilherme de Andrade22/05/2025 16:27 | Atualizado há 14 horas
Compartilhe esta notícia:

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, nesta quinta-feira (22/05), no auditório Lucila Bonfim, no Anexo III, ação em homenagem ao Dia das Mães, voltada para mulheres mastectomizadas.
A iniciativa acolheu aquelas que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer, e são atendidas pelo Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) e Associação Toque De Vida.

Meire Costa Lima, presidente do MMLC, falou sobre as ações do Movimento - Foto: Dário Gabriel / Alece
Presidente do MMLC, a ex-deputada Meire Costa Lima salientou que o movimento presta o apoio necessário, além de acolher as mães e mulheres que enfrentam o cenário desafiador de lutar contra um câncer. “Neste ano estamos trazendo essas mães mastectomizadas para fazer uma justa homenagem a essas mulheres que lutaram e que vivem lutando pela sua saúde”, destacou. “Estamos aqui para dizer que estamos de mãos dadas, que estamos com elas para essa jornada que vai ser de sucesso para cada uma, assim a gente espera”. completou Meire.
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, reconheceu que o “câncer é desafiante para todas as pessoas, principalmente para as mulheres”, porque “impacta muito com a autoestima e traz dores na alma”, completou.

Primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão falou sobre a importância de atividades de acolhimento para as mulheres - Foto: Dário Gabriel / Alece
Ela ressaltou a importância de acolher as mulheres que passam por este tratamento. “Nós precisamos abraçar vocês mulheres. Vocês precisam desse cuidado. Então, quando a gente faz essa tarde de celebração do Dia das Mães, é justamente para vocês receberem essa atenção, esse cuidado, esse acolhimento e esse amor do Movimento das Mulheres do Legislativo”, frisou Cristiane.
Selma Machado, terapeuta sistêmica do MMLC, explicou que a ação trouxe uma dinâmica sistêmica com o intuito de ajudar essas mulheres a se “conectarem com a força interior” e, por consequência, “superar todo esse momento que estão passando”.

Atividades culturais marcaram o encontro - Foto: Dário Gabriel / Alece
Uma das pessoas presentes no evento, Socorro Maria, enfrentou o câncer de mama em 2012 e hoje é voluntária do Geeon. Para ela, iniciativas como a desta tarde são “muito importantes”, pois oferecem a oportunidade de “estar em conjunto” com outras mulheres que enfrentam a doença. .
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Sessão solene exalta importância dos serviços de Ouvidoria no serviço público
Autor: Ariadne Sousa
Estudantes universitários e de escolas públicas visitam a Alece nesta semana
Autor: Wanessa Tavares