Notícias

Questão de Ordem debate Dia Nacional da Reciclagem nesta sexta-feira

Por Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria
23/05/2025 14:42 | Atualizado há 18 horas

Compartilhe esta notícia:

Supervisor da Célula de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa da Alece, Yuri Passos, mestre em Administração, Maria Helena Botelho e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, na edição desta sexta-feira (23/05), o supervisor da Célula de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Yuri Passos, e a mestre em Administração e empresária Maria Helena Botelho. Na entrevista, os convidados vão falar sobre o Dia Nacional da Reciclagem, celebrado em 17 de junho, e abordar os desafios e exemplos de gerenciamento de resíduos no setor público e nas indústrias cearenses.

Yuri Passos vai comentar o trabalho que o Comitê de Responsabilidade Social da Alece realiza, e destacar algumas ações, como a recente doação de aproximadamente 400 quilos de material reciclável oriundo do incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio em junho de 2024.

Conforme o entrevistado, a Célula de Sustentabilidade também faz o trabalho de compostagem, uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa.

Já Maria Helena Botelho, da Empresa Mundo Limpo, vai mostrar  como as empresas de reciclagem do setor industrial impactam na economia e na sustentabilidade. Sua empresa transforma resíduos de isopor em matéria-prima sustentável para a construção civil, na  produção de rodapé sustentável. O projeto é inovador no Nordeste e reduz a quantidade de lixo nos aterros sanitários e ainda impulsiona a inovação gerando valor para os negócios.

ENTREVISTADOS

Yuri Passos é engenheiro ambiental e sanitarista, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão e Governança Corporativa direcionada às práticas ESG. Atualmente atua como Supervisor da Célula de Sustentabilidade da Alece, sendo responsável pelo planejamento e gerenciamento de projetos de sustentabilidade, monitoramento de metas e indicadores, coordenação da gestão de resíduos, promoção da educação ambiental e acompanhamento da gestão de recursos naturais. Possui experiência na integração de práticas ambientais, sociais e de governança no setor público, com foco em resultados e impacto socioambiental positivo.

Formada em Marketing, com mestrado em Administração, Maria Helena Botelho atua como diretora executiva da Mundo Limpo Reciclados, empresa localizada em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. À frente da organização, lidera iniciativas que unem inovação, responsabilidade socioambiental e aplicação de soluções de economia circular nas indústrias, contribuindo para a redução do impacto ambiental da produção industrial.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. A atração também fica disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também