Notícias

Evandro Leitão defende auxílio da Alece para montagem de cozinhas comunitárias

Por Gleydson Silva
30/03/2023 12:03 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT) - Foto: Junior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), defendeu, durante a sessão plenária desta quinta-feira (30/03), a aprovação dos parlamentares ao projeto que autoriza a Casa a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias no Estado.

O projeto de lei 463/23, de autoria da Mesa Diretora, foi lido no expediente desta quinta-feira e, com a aprovação de requerimento de tramitação em regime de urgência, estará na pauta de votação de hoje. O presidente Evandro pediu apoio dos demais deputados para a aprovação unânime da matéria, pois avalia que o projeto irá contemplar muitos “irmãos e irmãs cearenses que estão passando por dificuldades gravíssimas de fome”, sem a segurança de ao menos três refeições diárias.

“Tenho absoluta convicção de que é consenso de todos nós deputados e deputadas e quero dizer da satisfação de estar participando de um momento como esse para a Assembleia Legislativa do Estado. É tão importante darmos nossa contribuição, nos sentirmos úteis em algo que vai impactar a vida das pessoas. Esse não é um projeto que irá atender nenhuma tendência política, nenhum grupo político. Ele vai atender o cidadão e a cidadã cearense”, assegurou.

A fim de garantir a transparência de todo o processo, Evandro Leitão afirmou que está pronto um acordo de cooperação técnica que será assinado pela Assembleia e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Defensoria Pública (DPCE); Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE); Associação dos Prefeitos dos Municípios do Ceará (Aprece); Secretaria de Proteção Social; Governo do Estado e Ministério Público do Estado (MPCE). “Nosso desejo é fazer essa cooperação técnica com todos esses órgãos para dar mais transparência a essa nossa ação”, disse.

SESSÕES ITINERANTES 

O presidente da Alece comunicou ainda que o Parlamento retoma, na última semana de abril, as sessões itinerantes em cidades do interior. O primeiro município a receber o evento será Juazeiro do Norte. Como adiantou o deputado, a iniciativa contempla também o festival cultural, no formato realizado no ano passado. “Um festival de música, de teatro, que será nos dias antes da sessão, para, no ápice, numa quinta-feira, fazermos nossa sessão plenária na terra do Padre Cícero, uma das mais importantes regiões do nosso Estado”, pontuou. 

Evandro Leitão comunicou também que, a partir da terça-feira (04/04), será iniciada a utilização da plataforma virtual de inscrições para os deputados. “A partir da próxima sessão, os deputados e as deputadas poderão fazer sua inscrição por meio da virtual, evitando, muitas vezes, chegar de madrugada para fazer sua inscrição de fala”, anunciou.

O deputado parabenizou ainda a deputada Gabriella Aguiar (PSD) e o deputado Renato Roseno (Psol), presidente e vice-presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), empossados na manhã desta quinta-feira para o biênio 2023-2024. “Que os dois possam realizar um grande trabalho, dando continuidade ao que vinha sendo feito pelo deputado Salmito Filho (PDT)”, assinalou.

COLETIVA

Em coletiva de imprensa, Evandro Leitão afirmou que vai conversar com a Federação Cearense de Futebol e os times do Ceará e do Fortaleza – finalistas do Campeonato Cearense – para propor a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos nos dois jogos da final da competição. “Sabemos que são clássicos, são jogos importantes, com grande quantidade de torcedores. E, para isso acontecer, é importante fazer uma divulgação com a anuência dos dois clubes e da Federação, para conseguir uma boa quantidade de alimentos para atender as demandas da população que mais precisa”, apontou.

Sobre os decretos municipais de emergência e situação de calamidade, o presidente ressaltou que devem ser votados na próxima semana. Segundo ele, foram protocolados, até o momento, cerca de dez pedidos vindos de municípios atingidos pelas fortes chuvas.

O parlamentar comentou ainda sobre o inquérito da Polícia Federal a respeito da possível ligação do Primeiro Comando da Capital (PCC) com cearenses, inclusive apontando “deputado”,  no plano de sequestro e assassinato do ex-ministro e senador Sérgio Moro (União-PR). De acordo com Evandro Leitão, foi dada entrada em um ofício pedindo informações de quem seria o suposto deputado. 

“A intenção é resguardar a nossa Casa. O Parlamento não pode ser maculado em momento algum. E a população não pode ficar com a compreensão de que há um ou outro com ação desviada. Aqui é a Casa do Povo, e nós temos que divulgar se tiver algo errado, mas não levantar suspeitas sobre a cabeça de todos os deputados”, observou o parlamentar.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também