Líder do Governo recebe comissão de ondontólogos do Estado
Por ALECE08/08/2012 18:02
Compartilhe esta notícia:

O líder interino do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), recebeu nesta quarta-feira (08/08) uma comissão de servidores cirurgiões dentistas do Estado do Ceará. Os profissionais, em greve desde o dia 2 de agosto, vieram pedir a mediação do Legislativo Estadual para abertura de um canal de negociações com o Governo do Estado para tratar da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Odontólogos do Ceará (Sindiodonto), Cláudio Ferreira do Nascimento, o PCCS da categoria é uma reivindicação antiga, desde 2006, quando o governador Cid Gomes prometeu em campanha. Ferreira relatou que ano passado vários ofícios foram enviados ao Governo, requisitando realização de uma audiência para que a pauta de reivindicações fosse apresentada.
No entanto, somente em abril deste ano, “depois de um ano e meio de tentativas conseguimos alguma resposta em termos de negociação”. Neste intervalo de tempo, acrescenta ele, os profissionais fizeram seis paralisações de 24 horas para chamar a atenção do Governo, disse o presidente do sindicato.
“Em abril deste ano, o Governo, através do secretário Arruda Bastos, propôs a formação uma mesa de negociações. Passaram mais de 90 dias nessa mesa de negociações e ao final o governo não apresentou nenhuma proposta para a pauta”, acrescentou o dirigente.
Além da revisão do plano, os servidores pleiteiam reajuste no vencimento base, “que hoje está extremamente defasado”. Cláudio salientou que há uma defasagem de mais de 238%. “Hoje o dentista em início de carreira ganha pouco mais de R$ 700 de vencimento base”, reclamou ele.
Ele destacou também a necessidade de concurso público. Conforme Ferreira, o Governo só consegue cobrir pouco mais de 50% das necessidades bucal do Estado. “Precisa de concurso para suprir esta carência. O Governo está contratando através de processo seletivo, mas somos contra porque entendemos que o trabalhador precisa de estabilidade”, avaliou.
O deputado Sérgio Aguiar disse que vai entrar em contato com o chefe de Gabinete do Governo do Estado para que na próxima segunda-feira (13/08) “nós possamos demandar quais foram os efeitos práticos da reunião e aquilo que nós vamos avançar, para que só em seguida seja tomada qualquer outra decisão em relação à audiência pública ou ato colocado por parte daqueles que integram o movimento”.
Estiveram presentes ainda os deputados Lula Morais (PCdoB), Fernanda Pessoa (PR) e Ely Aguiar (PSDC).
LS
Veja também

Plenário aprova projeto que prevê critérios para municípios realizarem licenciamento ambiental
Autor: Lincoln Vieira
Plenário da Alece presta minuto de silêncio por morte de empresário morto em Fortaleza
Autor: Gleydson Silva