Mesquita pede à Cagece ações de saneamento para o Pan Americano
Por ALECE22/08/2012 16:10
Compartilhe esta notícia:

O deputado Roberto Mesquita (PV) fez pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (22/08) para tecer criticas à Cagece que, segundo ele, estaria atuando de forma ineficiente no bairro Pan Americano. ”A Empresa esquece que os mais simples também precisam ligar suas fossas na rede de esgoto da cidade”, frisou.
Roberto Mesquita disse que está ouvindo muitas propostas de governo dos candidatos a prefeito que são mirabolantes, porém pouco ou quase nada se fala de saneamento. Ele observou que Fortaleza é uma cidade com 313 km², e 2, 5 milhões de habitantes, porém não houve o planejamento de infraestrutura adequado para as dimensões da cidade.
“É uma área pequena com muita gente. A periferia é formada em grande parte por pessoas que vieram do Interior, fugindo da miséria e do desemprego. Passaram a conviver nos arredores da cidade e foram surgindo aglomerados urbanos. “Temos uma periferia que se imagina autossuficiente, porém em condições muito precárias”, disse.
Para o deputado, o Fundo de Combate à Pobreza, que deveria ter como objetivo retirar as pessoas de condições degradantes, estaria sendo utilizado de forma politiqueira, e os problemas mais urgentes como o saneamento, não estão sendo atacados como deveriam. “No Pan Americano há verdadeiras cidades em apenas uma quadra, convivendo com a falta de esgoto e de um banheiro digno”, criticou.
Na avaliação de Roberto Mesquita, são raros os investimentos realizados pelo Governo em saneamento porque “não serve para tirar retrato”. A obra, conforme afirmou, “fica enterrada e invisível aos olhos das pessoas, portanto, não serve como propaganda de Governo. A Cagece não presta o serviço. Tem técnicos maravilhosos para realizá-lo, mas nada faz para avançar no saneamento”.
Ele lembrou que quando era vereador ouvia reclamações da população do bairro Pan Americano porque a Cagece causava grande incômodo em suas obras e não dava nenhuma atenção. “Houve um mal estar entre Governo e Prefeitura, por conta de obras ineficientes e mal executadas”, frisou.
O parlamentar sugeriu que a Cagece seja convidada a apresentar na Assembleia Legislativa seu plano de expansão e quais regiões serão beneficiadas, para que não haja transtornos. “Fortaleza é a 41ª cidade do Brasil em saneamento básico. Só 48% da área estão cobertas pela rede de esgoto. Precisa também de mais investimentos em drenagem na cidade”, avaliou.
Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) disse que a falta de esgoto é um grande problema em todas as cidades do Nordeste. Segundo ele, Fortaleza é a segunda melhor servida da região, apesar de ainda “precisar melhorar muito”.
JS/CG
Veja também

Missias Dias destaca importância de projetos que beneficiam o homem do campo
Autor: Narla Lopes
Agenor Neto defende governo de Elmano de Freitas e secretário da Casa Civil
Autor: Guilherme de Andrade