Notícias

Atuação da AESP-CE na formação de civis e militares é destacada em solene na Alece

Por Marcia Feitosa
22/05/2024 19:34

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma sessão solene, nesta quarta-feira (22/05), no Plenário 13 de Maio, em comemoração aos 13 anos da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp-CE). A homenagem foi requerida pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), subscrita pelos deputados De Assis Diniz (PT), Bruno Pedrosa (PDT) e João Jaime (Progressistas).

Criada em 26 de fevereiro de 2010 e inaugurada em maio de 2011, a AESP-CE desempenha papel crucial na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), promovendo formação inicial, continuada, graduação e pós-graduação para policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Estado do Ceará. Além de treinamento físico, técnico e intelectual dos agentes, a Academia tem a missão de destacar a inteligência, eficiência e integração das forças de segurança.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), ressaltou que a Aesp-CE é um expoente do serviço público e da formação de civis e militares. “A Aesp assume a função de formar para atender melhor as demandas da nossa gente. Os investimentos feitos colocam a instituição em um nível elevado de reconhecimento no País. O trabalho da Academia dialoga com profissionais de outras áreas, para se alinhar com uma sociedade em transformação. É uma alegria comemorar o aniversário da Academia com esses profissionais que labutam para proteger e dar segurança aos cearenses”, declarou. 

O deputado De Assis Dinis (PT) pontuou a importância da estrutura de Segurança Pública alinhada com a sociedade, por meio do conhecimento. “A Academia é um espaço para construir valores e princípios. Vocês saem de suas casas para defender a vida dos outros, para dar paz e harmonia à sociedade. Nesta Casa, nosso papel tem sido defender as forças de segurança, em todos os aspectos, seja no debate, seja na defesa de garantias de condições de trabalhado adequadas. Nossa posição é de parabenizar e reconhecer tudo aquilo que temos de bom e de valor. É com formação, equilíbrio e, sobretudo, com disposição que vamos ter um estado democrático de direto com paz social”, afirmou. 

Diretor da Aesp-CE, delegado Leonardo Barreto Foto: Marcos Moura

O diretor da Aesp-CE, delegado Leonardo Barreto, disse que a academia tem um papel fundamental na qualidade da Segurança Pública e a excelência começa com a formação profissional. “É motivo de muita honra e felicidade testemunhar os nossos servidores serem homenageados na Casa do povo, justamente a Casa que tem maior representatividade popular. Nesse primeiro semestre já acolhemos mais de três mil alunos de todas as áreas de Segurança Púbica. Temos cursos em andamentos e alguns já concluídos”, afirmou.

Também estiveram presentes e compuseram a mesa da solenidade, o coronel PM  Vinícius Vineirmar Rodrigues Ferreira, chefe do Estado Maior e sub comandante Geral da Policia Militar do Estado do Ceará; o coronel CB Leandro Silva Nogueira, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Cláudio Barreto; o promotor de Justiça Nelson Ricardo Gesteira, representando o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho; e o advogado Wellington Leitão Neto, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/CE. 

Foram homenageados na sessão solene, o coronel Ricardo Rodrigues Catanho de Sena,  tenente Cláudio Márcio Soares da Silva, sargento Pollyana Karla Alves dos Santos, sargento Daniele Ferreira Goiana, sargento Lara Maria Lima Barreto Costa, soldado Dandara Ramos Sales, inspetora da  Política Civil do Ceará (PCCE), Alynne Maria Gomes de Lima, inspetora da PCCE, Karitúcia de Lima Araújo e a assessora jurídica da Aesp-CE Indira Filha de Gandhi. 

Também foram agraciados o subtenente Josué de Sousa Lopes, sargento da PMCE Rivelino Misac Martins de Oliveira, tenente-coronel Yago Dias Galvão, major Elisângela Nascimento Feitosa de Araújo, sargento Bárbara Sousa Viana, tenente-coronel Alexandro Fernandes Ferreira, coronel Jorge Costa de Araújo e o coronel Cristiano Lins de Vasconcelos. 

 

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também