Notícias

Sérgio Aguiar diz que Camocim poderá receber estaleiro naval

Por ALECE
23/03/2012 16:16 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Dep. Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Paulo Rocha

 

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (23/02) para revelar que o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará, está procurando atrair investidores para a instalação de um estaleiro voltado para a construção de embarcações de grande porte para a Transpetro, subsidiária de transportes da Petrobras.  De acordo com o parlamentar, há estudos realizados pela estatal indicando Camocim o melhor local para receber o investimento.

Sérgio Aguiar ressaltou que a construção de um estaleiro no Ceará, desde a desistência de Fortaleza para receber investimento, ficou adormecido. Porém, o empreendimento estaria ganhando novo fôlego. “Há um estudo da Transpetro em cinco locais do nosso litoral que apontou Camocim como o lugar mais indicado para receber o estaleiro. Por isso estamos também nesta luta para que este sonho se realize”, frisou.

Para Aguiar, o estaleiro poderá ser a redenção econômica não só de Camocim, mas de todo o litoral norte do Estado. O empreendimento prevê, segundo ele, a contratação de 1.500 pessoas, diretamente, e cerca de 6 mil indiretas, podendo inclusive gerar um polo metal mecânico naquela região do Estado. “É um investimento em torno de R$ 220 milhões, que necessitará de mais de duas mil peças metálicas para a construção de embarcações”, avisou.

Outro setor que seria fortemente impulsionado, com a construção do estaleiro, segundo Aguiar, seria a exploração de minério de ferro. O deputado prevê que a mineração poderia ter como ponto de escoamento da produção o porto de Camocim. “O Governo do Estado entrará com a parte de infraestrutura, para que o empreendimento venha a acontecer”, disse.  
 
O deputado assinalou ainda que o país está entrando em nova fase da indústria naval desde a construção do navio Celso Furtado, no estaleiro de Pernambuco, quando há 14 anos nenhuma embarcação deste porte era construída no Brasil. Segundo afirmou, o país precisará  de mais 2 estaleiros para atender as demandas da Transpetro, e Camocim está no páreo.  

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) destacou que todos os novos investimentos no Ceará têm de superar desafios. “O Porto do Pecém é exemplo deste esforço e hoje temos aquela realidade maravilhosa. Camocim poderá ser um novo polo de desenvolvimento, e todo o litoral norte será beneficiado”, assinalou.

O deputado Dedé Teixeira (PT)  disse que a  possibilidade de instalação de um estaleiro, junto com a pesca e o turismo, assegurará um futuro promissor a Camocim.  O deputado Ely Aguiar (PSDC) concordou que o empreendimento será a redenção econômica gerando muitos empregos. “Se o governador confirmar a instalação vai melhorar muito o perfil de toda a região”, acrescentou.  
JS/CG

Veja também