Ordem do Dia

Lia Gomes celebra criação do Observatório da Mulher Cearense na PEM da Alece

Por Gleydson Silva
11/04/2024 13:07 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputada Lia Gomes (PDT) - deputada Lia Gomes

A deputada Lia Gomes (PDT) celebrou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quinta-feira (11/04), a criação do Observatório da Mulher Cearense na Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, aprovada em votação no plenário, na quarta-feira (10/04).

De acordo com a procuradora Especial da Mulher da Casa, o observatório fará um acompanhamento de todos os indicadores relacionados às mulheres, principalmente em relação à violência doméstica e política de gênero. “Já está em curso a nossa primeira pesquisa sobre a violência política de gênero que as mulheres do Ceará sofrem. Vamos fazer isso em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que vai nos fornecer a parte técnica estatística para acompanhar essa nossa primeira pesquisa”, afirmou a deputada.

Lia Gomes também questionou os argumentos de deputados federais em justificativa aos votos contrários à manutenção da prisão de Chiquinho Brasão, parlamentar federal pelo Rio de Janeiro suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018. “Muitos deputados usam a justificativa de que a decisão da prisão foi arbitrária e de que ‘amanhã a vítima pode ser você’. Não consegui compreender. Que crimes essas pessoas pretendem cometer para se verem como possíveis vítimas da decretação de uma prisão?”, indagou.

A deputada lamentou ainda o voto de deputados cearenses contrários à manutenção da prisão. “Muitos são da turma de que bandido bom é bandido morto, mas, pela maneira que votaram ontem, bandido bom é o bandido solto”, disse.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também