Notícias

Papel da inovação e da criatividade no desenvolvimento econômico é destacado na Alece

Por Geimison Maia
22/04/2024 19:41 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (22/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

O deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento da solenidade, ressaltou que a criatividade e a inovação são fundamentais em um mundo de transformações e desafios. Para o parlamentar, o Ceará é um “terreno fértil para a criatividade” em razão da sua história cultural e diversidade.

De Assis Diniz avaliou ainda que a inovação cearense tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, com “empreendedores cearenses se destacando nacional e internacionalmente”. Entretanto ele citou alguns desafios existentes, como a carência de políticas, de programas e de financiamento para a criatividade e a inovação. O parlamentar ainda apresentou uma série de iniciativas do mandato dele que, por meio de projetos de lei e de indicação, buscam fomentar a inovação no Ceará.

Na avaliação do diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Joaquim Cartaxo, “se um negócio não consegue inovar, a tendência dele é ter muita dificuldade para sobreviver”. “A inovação é uma estratégia do Sebrae na perspectiva do desenvolvimento do estado do Ceará, a partir dos interesses e necessidades dos pequenos negócios”, complementou. Joaquim Cartaxo ainda apresentou um panorama das ações do Sebrae no Estado, como o Cidade Empreendedora, a Agenda Líder, o Programa de Educação Empreendedora, entre outros.

Segundo o gerente de Projetos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Paulo Henrique Teles, o governador Elmano de Freitas baseou o programa de governo em três pilares: Ceará humano, sustentável e inovador. Ele ainda explicou o trabalho realizado pela SDE, que faz a intermediação entre os investidores estrangeiros e empresas locais. “Que possamos todos estar unidos no propósito de ser mais criativos e inovadores rumo a um Ceará cada vez melhor”, defendeu.

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), Paulo André Holanda, defendeu o trabalho articulado entre governo, academia e setor produtivo. Como exemplo, ele citou o capacete Elmo, equipamento de respiração assistida desenvolvido em menos de 40 dias na pandemia de Covid-19, a partir de esforços conjuntos desses entes, para oferecer uma alternativa de tratamento às pessoas internadas com a doença. “Juntos, a gente consegue melhorar e avançar no desenvolvimento do nosso Estado”, comentou.

Camila Fortes, representando a comunidade de startups Rapadura Valley, destaca criatividade e o empreendedorismo do cearense - Foto: Marcos Moura

Durante a sessão solene, 20 pessoas e instituições foram homenageadas com certificados. 

Falando em nome delas, Camila Fortes, da Rapadura Valley, disse que o “cearense é inovador, criativo e empreendedor”. Ela ainda apresentou a história da Rapadura Valley, que começou a ser pensada em 2012 e se constituiu em 2014, com um trabalho reconhecido nacionalmente. “Hoje contamos com mais de 400 startups", informou Camila Fortes, destacando que o Nordeste está cada vez mais forte no cenário da inovação. Ela ainda fez uma homenagem ao professor Alexandre Holanda (in memoriam), que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Rapadura Valley.

Edição: Clara Guimarães

Veja também