Notícias

Ações na Alece incentivam a participação de jovens na política

Por Ariadne Sousa
24/04/2024 16:00 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Arte Núcleo de Publicidade da Alece

Oito em cada dez brasileiros não têm interesse em participar da vida política de suas cidades. É o que indica a Pesquisa Nacional sobre Democracia, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), em parceria com o Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Diante dessa realidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vem desenvolvendo ações para estimular a população, notadamente a juventude, a se envolver mais nos espaços políticos. 

Entre as iniciativas da Casa destaca-se o programa O Parlamento e Sua História, que é coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) e se destina a apresentar a trajetória, as instalações e o funcionamento da Alece para estudantes de escolas públicas ou privadas, universidades e organizações sociais. 

O coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho Nunes, explica que semanalmente são promovidas seis visitas mediadas, nas quais os participantes têm a oportunidade de conhecer diversos acontecimentos da história política do Legislativo cearense. “Essas informações permitem a eles condições para refletir sobre o que é a política do nosso Estado e a importância da política para o nosso processo de cidadania, um processo que envolve o reconhecimento de direitos e obrigações”, pontua. 

Outro aspecto relevante das visitas é a possibilidade de interagir com os parlamentares, conforme indica o coordenador. “Eles não só ouvem o deputado, mas podem fazer perguntas para entender melhor como funciona a atividade parlamentar, o que é ser e exercer a função a partir de um mandato popular”, completa Paulo Roberto. 

O programa Primeiro Expediente, da TV Assembleia (canal 31.1), também abordou os aspectos da pesquisa e entrevistou a deputada estadual Emilia Pessoa (PSDB), que é autora do projeto de lei (PL) de n.º 116/2024, que se encontra em tramitação na Casa e propõe a instituição do Programa de Formação e Participação da Juventude nas Instâncias de Poder. 

Segundo a parlamentar, a formação desse público para a participação nos processos de decisão visa ao fortalecimento das políticas públicas. “Um jovem que participa da política consegue efetivamente trazer uma resposta muito importante para a sociedade, e aqueles que não demonstram ainda interesse precisam ser despertados”, destaca. 

A edição conversou ainda com a estudante do curso de Direito Isa Feitosa, que alertou para a necessidade de maior engajamento dos jovens na vida política. “A gente não deve analisar as propostas de quem está nos representando somente pensando na gente, mas na sociedade como um todo”, afirma. 

Para a também estudante Ana Alicy Feitosa, por exercer papel social importante, uma maior participação da juventude na política pode ajudar a modernizar o sistema.

SERVIÇO

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também