Notícias

Um Lugar de Fala debate nesta segunda-feira crescimento da intolerância religiosa

Por Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria
26/04/2024 14:03 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da TV Assembleia (canal 31.1), debate, nesta segunda-feira (29/04), o crescimento da intolerância religiosa no Brasil.

Nesta edição, os convidados, o professor Emanuel Freitas, especialista em Sociologia da Religião e Religião e Política; Mãe Josi de Oxum, sacerdotisa de um terreiro de candomblé, iniciada há 24 anos na prática religiosa, e  Renato Lúcio de Oliveira Rodrigues, professor de Artes convertido ao islamismo há 16 anos, discutem o cenário atual, bem como os desafios e avanços na conscientização sobre o respeito às diferentes crenças.

De acordo com o IBGE, em 2018, foram registradas 615 denúncias de intolerância religiosa no Brasil. O número saltou para 1.418 em 2023, um aumento de 140,3%. Entre 2022 e 2023, o aumento das denúncias foi de 64,5% e o de violações, de 80,7%.

Durante o programa, os entrevistados comentam sobre o aumento no número de denúncias de discriminação, as mudanças na legislação com a criminalização da intolerância religiosa e explicam as raízes do preconceito no Brasil. Os convidados também falam sobre preconceitos e violências enfrentados devido a suas escolhas religiosas, destacando os desafios de professar a própria fé em um estado laico, mas ainda marcado por ataques e desrespeito frequentes.

Um Lugar de Fala traz para o debate assuntos essenciais para a sociedade cearense. Tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Janaina Gouveia e Luciana de Andrade. As imagens são dos cinegrafistas Pedro Paulo e J. Amaro.  

A transmissão acontece todas as segundas-feiras, a partir das 9h20, com transmissão pela TV Assembleia, FM Assembleia (96,7MHz) e no canal da Assembleia Legislativa no YouTube. A reprise acontece às 22h, na segunda-feira; 21h30, na quarta; 20h30, na sexta e 22h, no sábado.

Edição: Clara Guimarães

Veja também