TODAS AS PUBLICAÇÕES DAS EDIÇÕES INESP

A LUZ DE CADA UM - RACHEL GARCIA - EDIÇÕES INESP - ALECE

Data 26/04/2024
Downloads 41
Tamanho do Arquivo 8.19 MB
Contribuir com a formação de pessoas em nossa sociedade, especialmente, no período da infância, é uma jornada desafiadora que precisa dialogar com a diversidade e o respeito aos direitos e às diferenças.Um ambiente social saudável deve contribuir para que cada um de nós possa ser, de fato, quem se é e, inclusive, para que possamos fazer brotar, dentro de nós, um potente sentimento de pertencimento.

PORTFÓLIO CTLEGIS - CONSULTORIA TÉCNICA LEGISLATIVA (CTLEGIS) - ALECE

Data 26/04/2024
Downloads 12
Tamanho do Arquivo 31.82 MB
A Consultoria Técnica Legislativa – CTLegis, vinculada à Diretoria Legislativa, é uma área deste Poder que realiza serviços de suporte técnico especializado aos deputados e aos gestores da Assembleia Legislativa do Ceará, mediante solicitação.Os serviços da CTLegis são certificados pela Norma ISO 9001:2015, que atesta a qualidade das entregas, e têm o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da produção legislativa desta Casa.Pautados pela prática da ética, respeito à sustentabilidade ambiental e resguardo do sigilo profissional, os serviços da CTLegis são fundamentados em fontes oficiais e validados pela comunidade científica.

GUIA RÁPIDO PARA INTERVENÇÃO EM CASOS DE ABUSO SEXUAL PARA PROFESSORES - LYGIA HERAYDE GOMES DE BRITO BESSA & LIDIA ANDRADE LOURINHO - EDIÇÕES INESP

Data 16/04/2024
Downloads 34
Tamanho do Arquivo 19.33 MB
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) recebeu, nos primeiros seis meses de 2022, mais de 11 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes e as estatísticas indicam uma tendência de alta, ano a ano, mesmo com a existência de muitos casos subnotificados. As estratégias traçadas nas políticas públicas para esse enfrentamento não têm sido suficientes na prevenção. Por isso, os debates e a produção de material para o desenvolvimento de habilidades protetivas, parentais e escolares, à criança e ao adolescente devem ser intensificadas.O combate à violência sexual demanda ações integradas que envolvem prevenção,  scalização e repressão e o agrupamento de todas as formas de alcance, incluindo meios virtuais, rádio, televisão, literatura, a promoção de eventos como debates e seminários e outros. As universidades, com seus cursos na área da saúde, antropologia e da sociologia colaboram com esse objetivo por meio de seus projetos de extensão; da promoção da interação com a sociedade e da integração da pesquisa para a construção de um processo interdisciplinar.

POLÍTICAS PÚBLICAS, PARLAMENTO ABERTO E DEMOCRACIA - EDIÇÕES INESP - ALECE

Data 15/04/2024
Downloads 40
Tamanho do Arquivo 4.88 MB
A elaboração de políticas públicas para construir uma sociedade justa deve promover uma mudança de paradigma ao fortalecer o estabelecimento de diálogos do governo com o parlamento e com a sociedade civil, abrindo caminhos para novas perspectivas de futuro. A metodologia de Parlamento Aberto no âmbito do Poder Legislativo oportuniza uma maior compreensão da política e da cidadania.Precisamos promover, então, a despedida dos modelos burocráticos e fechados que não atendem a novas demandas populares e valorizar as relações integradas para impactar positivamente a vida das pessoas, gerando uma maior confiança no Estado e voltando esta Casa mais fortemente à coletividade. Precisamos integrar o cidadão ao processo decisório, tornando-o cada vez mais transparente e estabelecendo uma relação com fidelidade e ética.

MANUAL DA LINHA DO TEMPO DOS CUIDADOS ORAIS - MARIA AMÉLIA CAPELO BARROSO & LAURA DOLORES GONDIM CARNEIRO - EDIÇÕES INESP - ALECE

Data 15/04/2024
Downloads 52
Tamanho do Arquivo 12.61 MB
A área da saúde demanda atualizações e admissão de técnicas mais modernas e eficazes. Na atuação do Poder Legislativo, a formulação de propostas para o setor também requer um olhar ininterrupto. Ainda, na literatura técnica, novas obras precisaram ser disponibilizadas à sociedade.Com linguagem simples, em formato de livro, esta publicação, intitulada Manual da linha do tempo dos cuidados orais, visa conscientizar sobre a promoção da saúde bucal, adotando a prevenção como objetivo principal. Dinâmica e com grande valor didático, a obra, colabora para a disseminação de práticas saudáveis em todas as idades, possibilita uma maior apropriação da temática, possibilitando aos leitores atuarem na construção do conhecimento de forma ativa.

PROJETO REALIZAR - DSAS - ALECE

Data 04/04/2024
Downloads 36
Tamanho do Arquivo 3.07 MB
REALIZAR Projeto de vida para os servidores da ALECE REALIZAR é o novo serviço do Programa de Reflexão Sobre o Amanhã -Prosa - voltado para a toda comunidade de servidores. São 3 tipos de consultorias ofertadas, que podem estimular a melhoria de qualidade de vida, o autoconhecimento, a construção de um planejamento de futuro e outras possibilidades no campo pessoal.  

SOBRE O PROSA - DGP - ALECE

Data 04/04/2024
Downloads 45
Tamanho do Arquivo 3.95 MB
O Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (PROSA) foi criado em novembro de 2009, pelo então Departamento de Recursos Humanos (DRH) – atualmente Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) – atendendo a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – e o Decreto Estadual 47.517, de 18 de outubro de 2018, que criam o Programa de Preparação para a Aposentadoria dos Servidores Públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo. O programa atende os servidores pré-aposentados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), convidando-os a uma reflexão sobre o momento de encerramento de suas atividades profissionais, estimulando-os e auxiliando-os na elaboração de um novo projeto, com melhorias na sua qualidade de vida e no seu bem-estar pessoal e profissional.

CARTILHA - TECNOLOGIA EDUCATIVA - SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO - ALESSANDRA LEÃO BRASILEIRO - DSAS - ALECE

Data 27/03/2024
Downloads 54
Tamanho do Arquivo 2.45 MB
Alcançar um estado de bem-estar - físico, emocional e mental - coletivo é um sonho mundial que, por vezes, mostra-se factível e, por outras, beira o impossível. As universidades, com seus cursos de Enfermagem, colaboram com esse objetivo por meio de seus projetos de extensão e da promoção da interação com a sociedade, para expandir conhecimentos científicos e absorver saberes populares, e da integração da pesquisa para a construção de um processo interdisciplinar.

VOCÊ SABIA QUE, PARA A CRIANÇA LER E ESCREVER, ELA PRECISA PROCESSAR BEM O QUE APRENDEU? - CARLA FERREIRA LIMA LINHARES (MESTRANDA) E LÍDIA ANDRADE LOURINHO (ORIENTADORA) - EDIÇÕES INESP - ALECE

Data 27/03/2024
Downloads 30
Tamanho do Arquivo 1.47 MB
Múltiplos problemas de ordem cerebral afetam as relações interpessoais e causam, entre outros inconvenientes, forte sentimento de incapacidade. No ambiente escolar, além de sofrimento emocional, esses infortúnios levam crianças e jovens a verem comprometido seu desempenho acadêmico. Os reveses relacionados ao processamento auditivo central dificultam o convívio em sociedade, pois causam alterações de reconhecimento auditivo, dificuldade de seguir instruções verbais mais complexas e de acompanhar conversas em grupo, além de sensação de sobrecarga sensorial.

TICS NO ENSINO NA SAÚDE - RELATOS DE EXPERIÊNCIA - ORGANIZADORES: HERALDO SIMÕES FERREIRA, LÍDIA ANDRADE LOURINHO E RICARDO RODRIGUES DA SILVA - EDIÇÕES INESP - ALECE

Data 27/03/2024
Downloads 48
Tamanho do Arquivo 1.89 MB
Alcançar um estado de bem-estar físico coletivo é um sonho mundial que, por vezes, mostra-se factível, e, por outras, beira o impossível. As universidades e seus cursos da área da saúde vêm colaborando com esse objetivo por meio de seus projetos de pesquisa e produção científica e do uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs), que é positivamente transformadora para a formação de profissionais.